AS CONTRIBUIÇÕES DA SUPERVISÃO NA CLÍNICA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DA CLÍNICA-ESCOLA DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA

  • Florencia Estefânia Sosa Márquez
  • Jorge Kamal Castro Kfouri
  • Talita Prando Pilot
  • Odir Berlatto

Resumo

Diante da indissociabilidade da supervisão e a prática clínica, bem como da escassez de estudos relacionados à visão dos acadêmicos sobre esse processo, o objetivo do presente estudo é verificar as contribuições da supervisão na clínica de orientação psicanalítica sob o olhar dos alunos da clínica-escola da Faculdade da Serra Gaúcha. Trata-se de uma pesquisa exploratória e a abordagem utilizada para coleta de dados foi quali-quantitativa. Os achados revelam que a supervisão contribui como mecanismo de desenvolvimento de habilidades indispensáveis à formação e qualificação profissional e que, no processo de supervisão, o acadêmico encontra subsídios para preencher a lacuna entre teoria e prática, que é detectada ao se deparar com o paciente e sua subjetividade. Diante das limitações impostas pelo método de pesquisa utilizado e o número de participantes envolvidos, cabe ressaltar que os dados obtidos no presente estudo não devem ser generalizados. Por fim, verificou-se a necessidade de realização de novas pesquisas referentes a este assunto.

Biografia do Autor

Florencia Estefânia Sosa Márquez
Jorge Kamal Castro Kfouri
Talita Prando Pilot
Odir Berlatto
Publicado
2015-04-01