AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE AUTOESTIMA ENTRE ADOLESCENTES QUE PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA E ADOLESCENTES QUE PRATICAM TAMBÉM EM OUTROS AMBIENTES

  • Ana Cristina de Aguiar
  • Karina Sena Müller
  • Matheus Mendes Pedroso
  • Tailine Pereira Garcia da Silva
  • Odir Berlatto

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar os níveis de autoestima relacionados a adolescentes que praticam atividade física na escola e adolescentes que praticam também em outros ambientes. Este estudo buscou conceituar a autoestima, verificar as contribuições da prática de atividade física na prevenção da baixa autoestima, comparar o nível de autoestima entre adolescentes que fazem atividade física somente na escola e os que fazem também em outros ambientes e a aplicação da escala de Rosenberg para avaliar o nível de autoestima encontrado. A presente pesquisa foi realizada através de estudo de caso, acrescido da utilização de aplicação da Escala de Rosenberg, em alunos da rede pública da cidade de Caxias do Sul, RS. Dentre as muitas razões que estimulam a pesquisa nesta área estão àquelas vinculadas à preocupação a promoção da saúde dos adolescentes.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Aguiar
Karina Sena Müller
Matheus Mendes Pedroso
Tailine Pereira Garcia da Silva
Odir Berlatto