IMPLANTAÇÃO DE UM METÓDO DE CUSTEIO PARA DEFINIÇÃO DE PREÇO DE VENDAS DE UMA TRANSPORTADORA

  • Tuani de Oliveira Casara Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore

Resumo

O objetivo geral da pesquisa do trabalho visa responder a seguinte questão: qual o método de custeio mais vantajoso para se aplicar em uma empresa prestadora de serviços no ramo de transportes para obtenção do preço de venda? Para isso, apresentam-se os principais conceitos de custos, caracterização de mão de obra direta e indireta descrevendo métodos de custeio e formação do preço de venda. O presente estudo apresenta um estudo explicativo para a implantação de um método de custeio, reproduzido a partir da revisão bibliográfica e da análise de dados, que visa o entendimento dos conceitos a serem utilizados dentro de uma empresa, além de trazer explicações do que é aceito pelo fisco e permitido pela legislação brasileira. Os métodos de custeio abordados neste trabalho são absorção, variável, ABC, departamentalização, expressando igualmente às formas de se compor a formação do preço de venda através das regras do mark-up e da margem do lucro. Os custos contribuem para a formação do preço de venda, porém o mesmo deve ser analisado juntamente com a concorrência, pois a definição requer identificar quanto se quer lucrar ou até mesmo quanto se vem lucrando com os serviços prestados. Conclui-se evidenciando que há ausência de controle dos custos e, como a empresa objetiva sempre alcançar o lucro, é necessário aperfeiçoar esse controle através de técnicas e métodos de formar o preço de venda.

Biografia do Autor

Tuani de Oliveira Casara, Faculdade da Serra Gaúcha
Gisele Carina Pistore
Publicado
2015-04-10