FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UM PRODUTO CUSTOMIZADO EM UMA INDÚSTRIA DE QUADRO DE COMANDO

  • Tiago Somacal Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore

Resumo

A contabilidade de custos é fundamental para fins gerenciais, assim como para a formação do preço de venda da empresa. Este estudo tem como proposta principal estabelecer um método de custeio adequado para a formação do preço de venda de um produto customizado em uma indústria de quadro de comando. Como objetivos específicos constam: definir material direto e indireto, definir mão de obra indireta e direta, conceituar os métodos de custeio, descrever métodos para formação de preço de venda, analisar como são calculados os custos e a margem de lucro dos quadros de comando e propor um método de custos para a formação do preço de venda do produto quadro de comando. O estudo está fundamentado a partir da contabilidade de custos, método de custeio e formação do preço de venda. Os principais autores utilizados na pesquisa são Crepaldi (2009), Bruni e Famá (2011), Martins (2010) e Bornia (2010). Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. Ainda, a análise é documental e é realizada através de entrevista estruturada aplicada aos sócios da empresa e aos especialistas na área de custos. Após será realizada a análise dos dados que contribuem para a  verificação atual da empresa, posteriormente será proposto melhorias no processo produtivo, o método de custos adequado para a formação do preço de venda para o produto quadro de comando. Como resultado constata-se que o preço executado pela empresa não é condizente com o lucro esperado. Assim sendo, sugere-se o método de custeio mais adequado para a formação do preço de venda.

Biografia do Autor

Tiago Somacal, Faculdade da Serra Gaúcha
Gisele Carina Pistore
Publicado
2015-04-10