ANÁLISE DE PRECIFICAÇÃO DE LINHA DE ESPUMANTE EM INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA DE FARROUPILHA

  • Camila Pellenz Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore

Resumo

Com o crescimento econômico e financeiro do mercado, as empresas buscam oferecer qualidade e bom preço para seus clientes, para isso é necessário ter uma contabilidade de custos adequada ao produto oferecido. Os custos são a maneira com que as empresas irão calcular, analisar e aplicar um valor de venda aos seus produtos fabricados, sempre buscando obter lucro e a satisfação do cliente. Com base nessas premissas este trabalho aborda a análise de precificação em uma indústria vitivinícola de Farroupilha. Ainda, indaga-se qual o método de custeio mais eficaz deve ser aplicado para a análise de precificação, conceituando, definindo, classificando a contabilidade de custos. Neste contexto são abordadas fundamentações teóricas dos seguintes autores: Crepaldi (2009), Stark (2007), Bruni e Famá (2011), Bornia (2010), Megliorini (2001), Perez Jr.; Oliveira, Costa (2009). A metodologia de pesquisa desenvolvida é de forma exploratória, coletada a partir de documentos, delimitada no setor de custos da empresa e, aplicado questionários estruturados ao diretor e a três especialistas, seguindo uma análise de dados de conteúdo e documental. Assim, avaliando e analisando o método aplicado para a viabilidade do projeto. Ainda, considerando que de acordo com os dados verificados conclui-se que com todas as análises feitas foram de grande valia para tomada de decisão na análise da lucratividade.

Biografia do Autor

Camila Pellenz, Faculdade da Serra Gaúcha
Gisele Carina Pistore
Publicado
2015-04-10