COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO MÉTODO DO MARK-UP EM UM COMÉRCIO

  • Luana Piroli Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore

Resumo

As empresas estão cada vez mais procurando inovações para se destacar perante o mercado, pois a concorrência e competitividade têm aumentado, e o cliente além do diferencial, e qualidade, procura preços. Diante desse cenário, este estudo demanda avaliar quais os critérios para composição do custo para a formação do preço de venda baseado no método do mark-up em uma empresa do comércio de peças e acessórios. Para isso, o objetivo do estudo é desenvolver critérios para composição do custo para a formação do preço de venda baseado no método do mark-up em uma empresa do comércio de peças e acessórios, a fim de propor para a empresa informações precisas sobre seus custos e preço de venda e aos clientes preços justos. Para compor essas estratégias é necessário o embasamento de autores buscando conceitos sobre terminologias, classificação dos custos, métodos de custeio e formação do preço de venda. A pesquisa aborda um estudo de caso, definida como exploratória e a abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorre através de uma entrevista estruturada além de um questionário. A análise dos dados é constituída pela análise de conteúdo e pesquisa documental. No desenvolver do trabalho, os cálculos com base nos dados obtidos pela empresa, comprovam que os preços praticados não estão almejando o lucro que a empresa estima ter. A proposta para este trabalho visa oferecer para a empresa melhorias em seus controles, tanto para a gestão financeira da empresa como para o mercado, pois tendo custos precisos e preço de venda justo é possível ter maior clareza nos pontos a melhorar para competir com a concorrência, uma vez que a contabilidade de custos é uma ferramenta gerencial.

Biografia do Autor

Luana Piroli, Faculdade da Serra Gaúcha
Gisele Carina Pistore
Publicado
2015-04-10