PROCESSO DE VALIDAÇÃO DO ARQUIVO SPED FISCAL EM UMA REDE DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA SERRA GAÚCHA

  • Daiane Bertoni Faculdade da Serra Gaúcha
  • Matheus Tumelero Dornelles

Resumo

Devido às constantes modificações e atualizações nos envios do arquivo SPED fiscal, são muitas as dificuldades encontradas dentro das empresas para a geração de uma base de dados correta. Desse modo, este trabalho apresenta como ideia central analisar a escrituração fiscal no sistema interno da empresa em questão, pois a mesma apresenta deficiência nas informações fornecidas no arquivo EFD. Em virtude do exposto, sugere melhorias nos procedimentos internos para que o arquivo possa ser integrado ao escritório contábil e validado de uma maneira imediata. A pesquisa se dá de forma exploratória e busca identificar os processos que devem adotados para a validação do arquivo ao ser integrado no sistema SIESCON. Para que o objetivo seja alcançado, é necessário, analisar a contabilidade na nova era digital, conceituar a escrituração fiscal ICMS/IPI, verificar a importância do planejamento tributário dentro das empresas, a importância das empresas possuírem um sistema de informação eficaz e condizente com as necessidades da empresa e por fim elaborar uma proposta de melhorias com padronizações internas. A partir dos dados coletados e analisados percebe-se a dificuldade por parte da empresa na escrituração dos dados para o sistema interno da empresa, necessitando assim, de atualizações e revisões no processo.

Biografia do Autor

Daiane Bertoni, Faculdade da Serra Gaúcha
Matheus Tumelero Dornelles
Publicado
2015-04-10