PARÂMETROS PARA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS PRESTADOS ÀS EMPRESAS

  • Alessandra Pellini Teixeira Faculdade da Serra Gaúcha
  • Ielda Andrade da Silva
  • Odir Berlatto

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar os parâmetros para a qualidade dos serviços contábeis oferecidos as empresas, através de pesquisa exploratória e de descritiva quali-quantitativa. Para isso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o método de levantamento, aplicando entrevista para profissionais contábeis e um questionário para uma amostra de onze empresas de diversos ramos de atividade que utilizam os serviços contábeis de forma terceirizada. O trabalho apresenta importância devido ao papel que a contabilidade ocupa no desenvolvimento das empresas. É ela quem dá suporte a tomada de decisão, dessa forma, o profissional responsável por tudo isso deve estar sempre atendo sobre a qualidade no desempenho de sua função em relação às empresas e também se elas estão satisfeitas com o serviço prestado por eles, possibilitando melhorias. No final desse trabalho foi possível concluir que são muitos os parâmetros que devem ser observados para a prestação de serviços contábeis de qualidade. A análise dos dados permitiu apresentar um panorama da qualidade percebida pelas empresas clientes de escritórios contábeis, apontando pontos fortes e fracos dos serviços prestados por esses profissionais.
Seção
Artigos