VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM UMA EMPRESA EM OFERTAR PRODUTOS DO SETOR MODA PRAIA

  • Flávia Scopel Faculdade da Serra Gaúcha
  • Greicieli Monteiro
  • Kelen Rauch
  • Renata Rech Ulian
  • Odir Berlatto

Resumo

Para que o mercado possa ser competitivo, os administradores precisam buscar conhecimento e novidades para chamar a atenção do cliente para seu produto. Os fatos mais importantes desse mercado é a oferta e a demanda. Este estudo aborda principalmente as variáveis mais importantes que devem ser observadas na hora de ofertar produtos. Segundo autores renomados como Pindyck e Rubinfeld (2002), oferta e demanda são importantes não só para a economia, mas como também para o país e principalmente para lojas que utilizam esse meio para vender seus produtos. Independente da qualidade do produto, a lucratividade que esse produto pode gerar depende principalmente do preço que esse produto possui. É necessário, em um primeiro momento, se fazer uma análise de quais as prioridades do consumidor, ou seja, entender como os consumidores alocam sua renda para a aquisição de produtos. Estudos realizados por Pindyck e Rubinfeld (2002) comprovam que os principais fatores que os clientes analisam para compra produtos, são suas preferências, restrições orçamentárias e seus gostos. Outro fator que influenciou o administrador na hora de ofertar o produto, foi à sazonalidade. Como a empresa analisada era uma confecção e comércio de biquínis, a sazonalidade da estação, é o fator principal para que se possa fazer um marketing eficaz na hora das vendas. Pode-se perceber que cada mercado tem um método específico para ofertar seus produtos, e cabe ao administrador analisar qual o ponto forte de seu cliente e explorar esse ponto para que a demanda do seu produto possa crescer, aumentando assim a receita da empresa. Este trabalho teve por objetivo analisar a forma como é alocado o preço para ofertar os produtos no setor moda praia. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com o administrador, gerando assim questões para formular um estudo de caso onde se teve a possibilidade de conhecer como administradores do setor moda praia alocam recursos ao seu produto na hora de ofertá-los. Assim, como Beuren (2009, p.92) acredita-se que “na pesquisa qualitativa concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado”, enriquecendo assim o estudo referente à empresa.
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Artigos