FORMAÇÃO DO CUSTO PARA A DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE ESTÉTICA AUTOMOTIVA

  • Juliane Cristina Lorandi Faculdade da Serra Gaúcha
  • Gisele Carina Pistore

Resumo

Com a concorrência no mercado, é importante que as empresas desenvolvam um método preciso que auxilie no controle dos custos e despesas, para serem competitivas e ao mesmo tempo obterem retorno financeiro. A análise e controle de custos, juntamente com a correta formação do preço de venda são ferramentas fundamentais para a sobrevivência de qualquer organização. Tendo em vista que a empresa em análise não possui controle de custo, nem mesmo um método de custeio, além de não utilizar nenhum cálculo para a formação do preço de venda, a pesquisa tem como objetivo geral analisar critérios para o desenvolvimento de uma metodologia para a formação do custo para determinação do preço de venda em uma estética automotiva, possuindo também os objetivos específicos: conceituar custos e suas classificações, estudar mão de obra direta e material direto, identificar métodos de custeio descrever os principais métodos para a formação do preço de venda e propor a implantação de um método de custeio para a formação do preço de venda. Dessa forma, foi necessário buscar um embasamento teórico, abordando os principais conceitos de custos, analisando então os métodos de custeio e métodos para a formação do preço de venda, identificando o mais adequado para a empresa. O procedimento de pesquisa é o estudo de caso, utilizando-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Na análise dos dados, apresenta-se os pontos a melhorar, observados através de entrevista semiestruturada, aplicada a três especialistas da área e ao sócio da empresa, e a análise de documentos. Dessa forma escolheu-se dois serviços prestados pela empresa, propondo um cálculo para definir o preço de venda, comparando-o ao praticado atualmente pela empresa.
Seção
Artigos