Foco e Escopo

I CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA: grupos vulnerabilizados e violação dos Direitos Humanos

 

REGULAMENTO GERAL

 

As dinâmicas da atualidade exigem dos profissionais competências para lidar com situações complexas, que exigem propostas de solução mais elaboradas. O conhecimento científico e tecnológico tem demonstrado resultados eficientes para a resolução de problemas do cotidiano de empresas e empreendedores. Essa realidade impulsiona as instituições de ensino na busca de uma formação mais abrangente e voltada para a realidade. A pesquisa tem espaço fundamental nesse contexto, pois permite aos pesquisadores, em todas as suas instâncias (profissionais, professores e alunos) produzirem conhecimento efetivo na solução de problemas. Por isso, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), por meio das Coordenações de Graduação e Pesquisa e Extensão, promovem o I Congresso de Direitos Humanos: grupos vulnerabilizados e violação dos Direitos Humanos, visando constituir como um espaço importante de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, não só do Rio Grande do Sul, mas, de diferentes Instituições de Educação Superior do país e alguns vindos do exterior. O tema tratado relaciona-se a indivíduos ou grupos em desvantagem, que se encontram nessa condição não por uma questão natural, intrínseca ou inexorável, mas em razão de um processo histórico que leva à sua subjugação por meio da confluência de diferentes fatores. Simultaneamente, é uma oportunidade para um debate amplo envolvendo outros campos de pesquisas de áreas afins.

 

 

 

I. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS TRABALHOS

 

1. Serão aceitos trabalhos de Iniciação Científica, na forma de resumo expandido.  Os trabalhos podem incluir resultados das Atividades Práticas Supervisionadas (APS), de projetos de pesquisa, envolvendo bolsistas de Iniciação Científica, ou de colaborador voluntário, coordenado por um docente orientador. Também serão aceitas pesquisas desenvolvidas por alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Resumos expandidos que envolvam seres humanos (direta ou indiretamente) deverão apresentar o número do parecer consubstanciado do CEP no qual foi aprovado, atendendo à resolução 466/12 do CONEP.

2. O trabalho de pesquisa pode ter financiamento de agências de fomento como, por exemplo, FAPERGS, CNPQ ou CAPES. Podem ser inscritos trabalhos financiados por empresas, ou outras organizações, ou até mesmo por iniciativas voluntárias, desde que exista uma orientação formal por parte de um professor ao qual o aluno está vinculado.

3. O título do trabalho deverá ser o mesmo:

 

·         no resumo expandido;

·         na apresentação;

·         no formulário de submissão online.

 

4. Os dados constantes do formulário: área, título do trabalho, nome do(s) autor (es), nome(s) do(s) orientador (es), devem ser preenchidos cuidadosamente, cada um no campo próprio. Os autores são o(s) bolsista(s) e/ou colaborador(es); e o professor, orientador do trabalho.

5. Os certificados de participação serão emitidos conforme os dados que constam no formulário de inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade do(s) autor(es) e seu(s) orientador(es). Cada inscrição dará direito a um certificado, constando o nome do trabalho apresentado e de todos os autores informados.

6. Após a inscrição e pagamento da taxa, a submissão deve ocorrer através do site: http://ojs.fsg.br/index.php/congressodedireitoshumanos/about/submissions#onlinesubmissions, anexando um arquivo em formato “.doc” ou “.docx”, contendo o resumo expandido. O sistema fará este procedimento de forma automática por upload, desde que o arquivo esteja pronto/disponível no seu computador. No site do I Congresso de Direitos Humanos da FSG, há os arquivos contendo os padrões de formatação a ser usada no texto do resumo expandido, bem como o modelo de apresentação.

7. Os arquivos que forem enviados poderão ser substituídos, caso o responsável constate que está incompleto ou com erro. Esta substituição poderá ser feita até a data do encerramento das submissões. Portanto, será considerado o arquivo postado mais recentemente.

8. O trabalho a ser publicado nos anais do evento, deve seguir o modelo disponibilizado no site do evento (http://ojs.fsg.br/index.php/congressodedireitoshumanos). Cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no evento. Os trabalhos serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação. Os textos que não atenderem aos padrões da língua culta poderão ser recusados para publicação.

9. Apresentação de Trabalhos será divulgada até o dia 01 de junho de 2016. Os autores correspondentes inscritos receberão e-mail informando se o seu trabalho foi selecionado para apresentação oral, assim como a data, horário e local da apresentação.

 

II. DA INSCRIÇÃO E DA SUBMISSÃO

 

1. Para a submissão de trabalhos, pelo menos um dos autores deve estar inscrito no I Congresso de Direitos Humanos da FSG. As submissões de trabalhos podem ser efetuadas até às 24 horas do dia 30 de maio de 2015, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico, disponível no site: http://ojs.fsg.br/index.php/congressodedireitoshumanos/about/submissions#onlinesubmissions.

2. Valores de inscrição:

 

·         Acadêmicos e egressos da FSG, bem como originados das unidades da rede América Latina Educacional: R$ 30,00.

·         Acadêmicos de outras instituições: R$ 35,00.

 

3. Da seleção das áreas:

O resumo expandido: deve se enquadrar em um dos Grupos de Trabalho (GT):

 

·         Grupo de Trabalho 1: Justiça social, redução das desigualdades e igualdade de gênero.

·         Grupo de Trabalho 2: Transnacionalidade dos Direitos Humanos

·         Grupo de Trabalho 3: Cidades e comunidades sustentáveis (título provisório)

 

4. A inscrição deve ser realizada pelo acadêmico que apresentará o trabalho, o qual será responsável pelas informações a serem usadas na divulgação e emissão dos certificados. O aluno de iniciação científica deverá ser o primeiro nome citado na lista de autores, no trabalho submetido. Cabe ao orientador decidir a ordem em que os outros colaboradores serão listados (orientador deverá ser o último listado).

5. A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema. É de responsabilidade do inscrito, monitorar as informações oriundas do evento, no seu e-mail, bem como certificar-se de que informou o e-mail corretamente.

6. O certificado aos autores será entregue após a apresentação do trabalho, no dia do evento.

7. Os resumos expandidos aceitos para apresentação serão divulgados no formato digital nos anais do evento.

8. Inscrições como assistente podem ser efetuadas até o dia 06 de junho de 2016.

 

III. DA APRESENTAÇÃO

 

1. Os autores selecionados para apresentação terão 10 minutos para exposição e mais 05 minutos para discussão.

2. A divulgação dos horários e salas para apresentações serão veiculadas pelo site da FSG.

3. Todas as salas para a apresentação estarão equipadas com computador e datashow. O material necessário para esta apresentação deve ser em CD ou pendrive, sendo recomendável que o autor faça um teste do material antes das apresentações, portanto solicita-se que estejam na sala de apresentação com antecedência.

 

IV. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS DESTAQUES

 

1. Os trabalhos selecionados para apresentação poderão ser escolhidos como destaque em cada um dos GT, conforme critérios a seguir:

 

1.1 Resumo expandido:

 

a) RESUMO: apresentação do tema, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. b) PRODUÇÃO TEXTUAL/ORTOGRAFIA: escrita é coerente, clara e correta.

 

2. Processo de avaliação: i) inicia-se com a submissão/inscrição do trabalho; ii) cada avaliador do comitê científico fará uma primeira avaliação, indicando um trabalho para concorrer ao prêmio; iii) o comitê organizador, com representantes do comitê científico escolherá o melhor trabalho inscrito em cada GT. Observação: é vedado que membros do comitê científico avaliem ou indiquem trabalhos para a premiação do(s) qual(is) figurem como autor ou co-autor.

3. Para concorrer a trabalho destaque, o autor deve estar presente por todo o tempo de duração na sessão à qual a sua apresentação está vinculada.

4. Serão premiados apenas os primeiros melhores trabalhos de cada GT.

 

V. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

1. A logística para organizar espaço físico e avaliadores impede a comissão organizadora de fazer qualquer alteração na programação.

2. Caso algum autor tenha problema que o impeça de comparecer à apresentação, qualquer outro membro integrante do trabalho inscrito no evento poderá apresentar.

3.  Não serão aceitas apresentações de autores que não constam no formulário de inscrição, como autores principais ou coautores.

4. Dúvidas devem ser encaminhadas unicamente por e-mail para: congressodedireitoshumanos@fsg.br. Não serão atendidas solicitações ou reclamações por telefone.

 

VI. CLÁUSULA DE RESERVA

 

A Comissão organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Regulamento.

Política de Acesso Livre

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