ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Resumo
As relações entre o homem e o trabalho sofreram diversas mudanças ao longo dos séculos, e as transformações socioculturais ocorridas nas organizações em função disso podem estar relacionadas ao fenômeno do assédio moral, uma vez que se evidencia um desequilíbrio do poder presente neste contexto (MOURA, 2014). Entendendo o assédio moral como uma problemática atual, com consequências que prejudicam tanto à vítima quanto às organizações, e percebendo como necessária a adoção de medidas de prevenção para que esses tipos de comportamento cessem, bem como essencial o incentivo para que as vítimas notifiquem esta violência junto aos órgãos competentes, foi desenvolvido, a partir deste estudo, um folheto informativo sobre o tema, tendo como objetivo a conscientização e a identificação das práticas que indicam o assédio moral, bem como a divulgação de canais e meios para a denúncia.
Publicado
2018-06-26
Seção
Grupo de Trabalho 4: Saúde e Direitos Humanos na Era das Vulnerabilidades Sociais
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.