DESIGN INCLUSIVO
IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DE TRABALHO PARA DEFICIENTES VISUAIS E CEGOS
Resumo
Introdução: Os designers são profissionais da área da criação que se propõe a conceber soluções à partir do investimento multidisciplinar, integrando-se a diversas áreas na busca pelo desenvolvimento de soluções adequadas, podendo dessa forma atender integralmente as demandas dos deficientes visuais. Objetivo: Para tanto, o objetivo do estudo foi verificar como o design pode auxiliar no desenvolvimento da memória de trabalho para deficientes visuais. Resultados: Em análise dos conteúdos abordados ficou evidente a importância de projetos inclusivos, salientando as formas de percepção e funcionalidade cognitiva para processos de criação em design. Salienta-se com isso, como mostram as entrevistas, que para o dia a dia de qualquer indivíduo é necessário o desenvolvimento das funções executivas, como a memória de trabalho, especialmente para as pessoas com cegueira ou baixa visão. Considerações Finais: Conclui-se que para qualquer projeto de Design é fundamental observar a integração de áreas que estudam sobre a percepção e a funcionalidade cognitiva. Observa-se a importância de propostas que possam suprir as demandas dos deficientes visuais, fundamentadas na função executiva, focando em memória de trabalho, sendo importante como desenvolvimento de estratégias para aprendizados importantes necessários para viver no dia a dia.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.