O CONFLITO DO DIREITO FUNDAMENTAL À MORADIA E AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO
Resumo
Os direitos fundamentais, pilares da Constituição Federal de 1988, também conhecidos como direitos humanos, garantem que o Estado, por qualquer de seus Poderes, deve reconhecer e garantir os direitos básicos do cidadão, incluindo entre estes direitos, o direito à moradia e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, ambas com respaldo em seus devidos artigos 6º e 225 da Carta Magna Nacional. Nesta incompatibilidade de direitos fundamentais, resta à este trabalho demonstrar qual o meio mais eficaz e seguro para a garantia da soberania destes dois direitos, sem deixar de lado a preocupação com a dignidade da pessoa humana e o meio ambiente essencial à qualidade de vida.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.