QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTE SUBMETIDA À CIRURGIA BARIÁTRICA E O CONTEXTO DA FISIOTERAPIA
RELATO DE CASO
Resumo
A obesidade é uma doença comumente associada às complicações sistêmicas e por seu resultado estar diretamente ligado à mudança de vida do paciente, faz-se necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo o profissional de fisioterapia que participa do tratamento no pré-operatório, período hospitalar, no pós-operatório imediato e tardio (NASSIF et al., 2011). O objetivo desse trabalho foi relatar a percepção da qualidade de vida (QV) de uma paciente que passou por cirurgia bariátrica (CB) do tipo by-pass.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.