PRÁTICAS INTERCULTURAIS INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR
VESTIBULAR DOS POVOS INDÍGENAS - FACULDADE DO CENTRO MARANHENSE, BARRA DO CORDA-MA
Resumo
Apresenta a efetivação de práticas interculturais no ensino superior através do projeto Vestibular dos Povos Indígenas, implementado pela Faculdade do Centro Maranhense (FCMA), como possibilidade de enfrentamento ao discurso eurocêntrico, derivado da colonialidade e gerador da exclusão educacional dos povos indígenas no Brasil (SOUSA; PAIM, 2019). O projeto espacialmente abrange a Mesorregião Centro Maranhense, que abriga as etnias Guajajara e Canela. Com maior proximidade sociocultural e geográfica de Barra do Corda estão os Guajajara/Tenetehara, com população estimada de 3000 indígenas (FUNAI). Contudo, essa proximidade é acompanhada por relações interculturais ambivalentes, com histórico de conflitos e desrespeito à cultura indígena (SARMENTO, 2018). Nessa perspectiva, a proposta do projeto visa a inserção da interculturalidade no âmbito acadêmico como forma de amplificar as relações étnico-culturais que prezem pelo respeito e valorização do outro.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.