IMPACTO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Os resíduos, sejam eles hospitalares, industriais, sólidos e outras variações, são considerados um problema para o meio ambiente que quando não descartados de forma correta podem causar um impacto à saúde e ao meio ambiente ainda maior (ALVARENGA & NICOLETTI, 2010; GOUVEIA, 2012). O gerenciamento inadequado de resíduos pode afetar a saúde da população pela poluição ambiental e ocasionar possíveis transmissões de doenças contagiosas através de vetores. No lixo hospitalar, os riscos à saúde e ao ambiente aumentam e, no atual contexto da pandemia, também é necessário o descarte correto de possíveis objetos contaminados, como máscaras e luvas. O objetivo da pesquisa foi avaliar o gerenciamento e descarte de materiais de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) em locais que são potenciais geradores desse tipo de resíduo, como, postos de saúde, hospitais e farmácias.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.