MEIO AMBIENTE DO TRABALHO REPRESENTADO EM “TRÊS APITOS”, DE NOEL ROSA, O ASSÉDIO SOFRIDO PELA MULHER OPERÁRIA NOS ANOS 30
Resumo
nos anos 30, do século XX, as mulheres entraram com mais força no mercado de trabalho mudando o meio ambiente do trabalho e seus postos de trabalho que, antes, eram ocupados, em maioria por homens. Embora elas ocupassem os mesmos empregos recebiam remuneração menor e isso, era rentável do ponto de vista econômico. Objetiva-se, neste estudo, analisar como a música, enquanto representação cultural de uma sociedade, registrou o entra e sai do expediente fabril das mulheres operárias das fábricas dos anos 30, a partir da representação do samba de Noel Rosa, “Três Apitos”.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro Congresso, Livro, Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação do Congresso de Direitos Humanos da Faculdade da Serra Gaúcha;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente.
Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.