Foco e Escopo

REGULAMENTO DA REVISTA GLOBAL MANAGER

 

CAPÍTULO I

Da denominação da Revista

 

Art.1º A Revista se denominará REVISTA GLOBAL MANAGER, sendo uma publicação técnico-científica semestral do Curso de Bacharelado em Administração, ligada à Coordenadoria do Curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), com a colaboração de professores, estudantes da Instituição de origem e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

 

Art.2º Integram a Revista Global Manager o(s) Editor(es), o Conselho Editorial e os Avaliadores ad hoc.

 

 

CAPÍTULO II

Do Escopo e Linha Editorial

 

Art.3º A Revista Global Manager objetiva reunir professores, estudantes e pesquisadores, desta ou de outras IES nacionais ou estrangeiras, com a finalidade de promover e estimular, produzir e publicar o conhecimento científico desta e de outras IES, na forma de artigos inseridos na Revista Global Manager.

 

§ 1º Os artigos enviados podem cobrir ampla variedade de tópicos e práticas de Administração e Ciências Sociais Aplicadas.

 

§ 2º A Revista Global Manager deverá resguardar e estar em consonância com o Regimento Interno, com os princípios e valores e atender à missão da FSG.

 

Art.4º Dispor da produção científica em prol da formação do corpo discente e docente da FSG e de IES nacionais e estrangeiras.

 

Art.5º Servir como espaço de exercício e reflexão em torno de assuntos capitais e contemporâneos na área específica da Administração e Ciências Sociais Aplicadas, contemplando os aspectos possíveis de Interdisciplinaridade entre este e outros oferecidos pela FSG e pelas IES, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

 

 

CAPÍTULO III

Do(s) Editor(es)

 

 

Art.6º A Revista Global Manager será editada por um ou mais professor da FSG, que farão a gestão da mesma, e serão nomeado(s) pela Coordenação do Curso de Administração e pelo Diretor da FSG.

 

Art.7º A Coordenação do Curso de Administração e a Direção da FSG darão todas as condições indispensáveis para o trabalho do(s) Editor(es) da Revista Global Manager.

 

Art. 8º O(s) Editor(es) da Revista Global Manager farão a gestão da Revista, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista Open Journal Systems.

 

 Art.9º O(s) Editor(es) da Revista Global Manager terá(ao) carga horária estabelecida pela Coordenação e direção citados no artigo 7º.

 

Art.10 Compete ao(s) Editor(es) da Revista Global Manager:

I - Observar e fazer observar o presente Regulamento, as resoluções da reunião semestral e o Regimento Interno da FSG.

II – Administrar o OJS, mediante a realização das seguintes tarefas:

  1. Gerenciar as Submissões, dando a tramitação à Avaliação dos artigos recebidos;
  2. Gerenciar as Edições, incluindo futuras e anteriores
  3. Realizar a interface entre a Revista e os Usuários

III - Elaborar a correspondência em torno da Revista Global Manager.

IV - Convidar e presidir, na forma deste Regulamento, a reunião semestral dos membros do Conselho Editorial.

V - Coordenar, organizar e manter a Revista Global Manager.

VI - Elaborar relatório de atividades, relatando-o ao Conselho Editorial, por ocasião da reunião anual.

 

 

CAPÍTULO IV

Do Conselho Editorial

 

Da Composição do Quadro

 

Art.11 O Quadro do Conselho Editorial da Revista Global Manager será constituído exclusivamente de pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, num total de 13 (treze) membros, assim escolhidos:

I - Professores Mestres e Doutores da FSG.

II - Professores Mestres e Doutores de Instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras.

 

Art.12 Serão membros efetivos do Conselho Editorial da Revista Global Manager os professores desta ou outra IES, pública ou particular, nacionais ou estrangeiras, convidados e/ou indicados pelas Coordenações da Revista Global Manager, do Curso de Administração e pela Direção da FSG, e/ou sugeridos e submetidos os seus nomes para aprovação em reunião Semestral do Conselho Editorial da mesma.

 

Parágrafo único. Fica estabelecido que a composição mínima do Conselho Editorial é de 20% dos professores oriundos desta IES.

 

 

Das funções dos Membros do Conselho Editorial

 

Art.13 São funções dos membros do Conselho Editorial:

 

I - Observar o presente Regulamento e o Regimento Interno da FSG.

II - Acatar, zelar e dar pleno desenvolvimento às disposições deste Regulamento.

III - Votar por ocasião das decisões a serem tomadas em reunião semestral e deliberativa, sobre os assuntos que envolvem o andamento da composição da Revista Global Manager em sua fase final, anterior à publicação e contribuir para o bom andamento da Revista.

IV - Atender os convites da Coordenação para as reuniões, seminários, lançamentos em feiras de livro, sempre que estas se fizerem presentes no cotidiano da Revista Global Manager.

V - Promover a Revista Global Manager entre os alunos da FSG ou de outras instituições, públicas ou privadas, do Brasil e/ou do exterior, por ocasião de visita, intercâmbio ou de pesquisa-científica.

VI - Apreciar a proposição de admissão de novos membros efetivos nos termos do Art.24.

 

 

Das Reuniões do Conselho Editorial

 

Art.14 A reunião do Conselho Editorial poderá ser realizada de forma presencial ou não presencial, e o convite será feito com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência.

Parágrafo único. O convite para as reuniões poderá ser feito por e-mail; ou outra forma idônea e menos complexa de cientificação aos membros do Conselho Editorial.

 

Art.15 A reunião do Conselho Editorial será presidida pelo(s) Editor(es) da Revista e por um secretário por este(s) indicado.

 

Art.16 A reunião do Conselho Editorial se realizará a anualmente para as deliberações necessárias.

 

Art.17 A reunião do Conselho Editorial realizar-se-á para tratar de assuntos especificamente agendados em pauta no Convite.

 

Art.18 Poderão se ausentar os membros pelos motivos de saúde, viagem ou outro impedimento.

 

Art.19 Em caso de ausência, por motivo de saúde, viagem, ou outro impedimento, o Conselheiro deverá apresentar uma justificativa por escrito ao(s) Editor(es) da Revista Global Manager.

 

 Art.20 O não comparecimento a três reuniões sucessivas do Conselho Editorial, sem a devida Justificativa por escrito, implicará o desligamento automático do integrante.

 

Art.21 As votações na reunião serão por escrutínio aberto, e os assuntos relativos ao andamento das diversas relações envolvendo a Revista Global Manager e sua publicação e posterior divulgação.

 

Parágrafo único. Têm direito a voto o Conselho Editorial, o(s) Editor(es)  da Revista Global Manager, a Coordenação do Curso de Administração e a Direção da FSG.

 

Art.22 As decisões serão tomadas por maioria simples.

 

Parágrafo único. Não serão permitidos votos por procuração.

 

Art.23 Em caso de empate, o voto de desempate caberá a um dos membros das Coordenações e/ou da Direção da FSG.

Parágrafo único: - O exercício dos cargos eletivos e/ou designados do Conselho Editorial será em caráter gratuito.

 

 

Da Admissão de Membros Para Composição do Conselho

 

Art.24 A admissão de membros efetivos será feita mediante proposta encaminhada ao atual Conselho Editorial pelo(s) Editor(es) da Revista Global Manager; que apresentará ao Conselho Editorial por ocasião da reunião anual, com a presença do(s) pretendente(s) à(s) vaga(s) existente(s).

 

§ 1º A aprovação de proposta de admissão de membros efetivos será da competência do Conselho Editorial.

 

§ 2º O(s) Editor(es) poderá(ao), em caráter excepcional e em conjunto com a Coordenação do Curso de Administração e a Direção da FSG, aprovar a admissão de membros efetivos sem a exigência prevista no caput deste artigo, mediante critério de julgamento especial que melhor atenda aos objetivos e interesses da Revista Global Manager e do Curso de Administração da FSG.

 

 

CAPÍTULO V

 

Da Formatação, participação e publicação de artigos

 

 

Art. 25 Poderão enviar seus artigos:

 

I - Professores Especialistas, Mestres e Doutores da FSG.

II - Estudantes da FSG e de outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras;

III - Professores Mestres e Doutores de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras.

 

Art.26 Todos os artigos encaminhados serão submetidos à rigorosa seleção, com poder de veto, pelo Conselho Editorial, tanto no que diz respeito ao valor jurídico do trabalho, quanto à adequação do número e volume de textos ao projeto técnico e escopo da Revista.

Parágrafo único. As decisões concernentes ao disposto no caput serão irrecorríveis.

 

Art.27 Servem à publicação somente textos originais e que obedeçam aos seguintes critérios:

a) servem à publicação somente textos originais que não tenham sido publicados em outros periódicos ou livros. Será aceito trabalhos oriundos de pesquisas inéditas ou de publicações de eventos;

b) A formatação deve seguir as instruções de acordo com o modelo;

c) Da publicação em mídia eletrônica: os artigos submetidos poderão ser publicados em suporte impresso e/ou mídia eletrônica, a critério do Conselho Editorial da Revista.

 

Art.28 Os textos serão de responsabilidade de seus respectivos autores.

 

Art.29 Os artigos não serão devolvidos. O envio de artigo(s), por parte do autor, implica sua prévia autorização para a publicação.

 

Art.30 As colaborações relacionadas aos temas das áreas do Curso de Administração e afins deverão ser submetidas exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas Open Journal Systems.

 

 

CAPÍTULO VI

Das Avaliações e Dos Avaliadores Ad hoc

 

 

Art.31 Os Avaliadores ad hoc serão indicados pelo(s) Editor(es) da Revista Global Manager do Curso de Administração da FSG.

 

Parágrafo único. Professores Mestres e Doutores de Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras poderão candidatar-se ao cargo de Avaliador através do OJS. O cargo de Avaliador será exercido a título gratuito.

 

Art.32 – Os artigos serão avaliados mediante os seguintes critérios:

a) todos os artigos encaminhados serão submetidos à rigorosa seleção, serão avaliados pelo Corpo de Ava­liadores Ad Hoc, segundo o sistema Double Blind Peer Review, ou seja, o(s) autor(es) não é(são) do conhecimento dos Avaliadores e vice-versa, em momento al­gum do processo.

b) o Conselho Editorial tem poder de veto, tanto no que diz respeito ao valor jurídico do trabalho, quanto à adequação do número e volume de textos ao projeto técnico e ao escopo da Revista, em decisão irrecorrível.

 

CAPITULO VII

 

Da permuta

 

Art.33 - A Revista será permutada com Instituições de Ensino Superior, nacionais e estrangeiras. A Biblioteca da FSG encarrega-se de estabelecer, divulgar e ampliar, de modo permanente, as relações da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG com outras Instituições de Ensino Superior, promovendo a troca de conhecimento e incentivando, direta e indiretamente a produção da pesquisa da Cidade de Caxias do Sul, do Estado e do País e do Exterior através da Revista Global Manager.

 

CAPITULO VIII

 

Dos Direitos Autorais

 

 

Art.34 Os autores dos artigos selecionados para publicação deverão firmar com a FSG, por meio do(s) Editor(es) da Revista Global Manager, o termo de autorização para publicação de artigo na referida revista, responsabilizando-se pelo conteúdo de seus artigos e aceitando os preceitos deste Regulamento.

 

Art.35 A representação legal da Revista Global Manager cabe à Direção da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG.

 

Art.36 Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pelas Coordenações: da Revista Global Manager, do Curso de Administração, do Ensino Pesquisa e Extensão e pela Direção da FSG;

 

Art.37 Este Regulamento entrará em vigor a partir da sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Administração.

 

Caxias do Sul, 08 de agosto de 2013

Processo de Avaliação pelos Pares

Da Comissão de Avaliação de Artigos

 

Art.31 Os Avaliadores ad hoc serão indicados pelo(s) Editor(es) da Revista Global Manager do Curso de Administração da FSG.

 

Parágrafo único. Professores Mestres e Doutores de Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras poderão candidatar-se ao cargo de Avaliador através do OJS. O cargo de Avaliador será exercido a título gratuito.

 

Art.32 – Os artigos serão avaliados mediante os seguintes critérios:

a) todos os artigos encaminhados serão submetidos à rigorosa seleção, serão avaliados pelo Corpo de Ava­liadores Ad Hoc, segundo o sistema Double Blind Peer Review, ou seja, o(s) autor(es) não é(são) do conhecimento dos Avaliadores e vice-versa, em momento al­gum do processo.

b) o Conselho Editorial tem poder de veto, tanto no que diz respeito ao valor jurídico do trabalho, quanto à adequação do número e volume de textos ao projeto técnico e ao escopo da Revista, em decisão irrecorrível.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A primeira edição da Revista Global Manager foi publicada no segundo semestre de 2001, pelo curso de Administração, da Faculdade da Serra da Gaúcha, tendo por objetivo, proporcionar um espaço que incentive o dialogo acadêmico-científico, no âmbito nacional e internacional, de autores de reconhecido trabalho e de jovens pesquisadores que se dedicam a área de ciências sociais aplicada, enfatizada na Administração.

Levando em conta a novas tendências aplicadas a administração, a Revista Global Manager vem contemplando as novas tendências do mercado mundial. Mais do que um meio de difusão acadêmico, a Revista tende a se tornar um instrumento didático inter e multidisciplinar de apoio aos docentes das mais diversas áreas, possibilitando a interação por meio de práticas educativas e transdisciplinares com a aplicação de métodos e teorias desenvolvidas dentro do ambiente acadêmico e que reflete à realidade empresarial.