LÍDER DE TURMA: AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Felipe Gouvêa Pena Centro Universitário Newton Paiva
  • Aline Rosa Lima Ferreira Centro Universitário Newton Paiva
  • Juliana Oliveira Braga Centro Universitário Newton Paiva
  • Maria Eugênia Monteiro Castanheira Centro Universitário Newton Paiva

Resumo

O capital humano é um elemento fundamental para a consolidação das estratégias organizacionais. Contudo, para que os resultados sejam mais produtivos, os colaboradores precisam ser gerenciados, por um profissional denominado líder. Este processo pode ser vivenciado ainda na graduação, no qual por meio de atividades práticas, os acadêmicos têm oportunidade de desenvolver as suas competências como líderes em diversas atividades. Uma destas ações práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, quanto ao desenvolvimento de liderança, trata-se do papel do líder de turma. Diante desta realidade, este artigo tem como objetivo identificar quais as contribuições que a prática da liderança de turma pode trazer para a formação do aluno do curso de Administração. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória, que por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, percebeu-se que são escassos os estudos de liderança relacionados ao líder de turma. Realizou-se também uma pesquisa de campo, utilizando-se da metodologia de grupo de foco, que identificou contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências interpessoais e de autogestão.

Publicado
2014-12-01
Seção
Artigos