INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DE LÍDERES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BETA

  • Kelen Barcellos de Matos FSG
Palavras-chave: Comportamento organizacional. Inteligência emocional. Liderança primal.Competências.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre os fatores da inteligência emocional que influenciam o comportamento dos líderes na empresa pesquisada Beta. As principais referências utilizadas neste trabalho foram: GOLEMAN (1999); GRAMIGNA (2002); HESSELBEIN; GOLDSMITH; SOMERVILLE (2000). Para isso utilizou-se o método de estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, a amostragem foi não probabilística, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista em profundidade com observação não participante, e, como técnica de análise dos dados, a análise de conteúdo. Os resultados mostram os atributos que se destacam após a pesquisa, a partir do depoimento dos liderados sobre o comportamento dos líderes e de suas equipes. As relações derivadas desta percepção são evidenciadas nas seguintes competências dos líderes na visão dos liderados: autoconsciência, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos. Já, as competências a serem desenvolvidas na equipe, também pela percepção dos liderados, são: capacidade empreendedora, motivação, relacionamento interpessoal e segurança com a liderança.

Publicado
2014-12-01
Seção
Artigos