COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA REDE DO COMÉRCIO VAREJISTA
Resumo
Este trabalho foi construído em torno do Quadro de Valores Competitivos de Quinn et al. (2003), sua estrutura abrangente e complexa para avaliar o líder gerencial reflete o mundo atual onde o gerente precisa demonstrar todos os seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes para o efetivo exercício das funções de gestão. O estudo teve por objetivo identificar as competências gerenciais mais importantes na percepção de gerentes de uma organização de varejo atuante nos três estados da região Sul do Brasil. A pesquisa foi classificada como descritiva e a amostra foi composta por 35 respondentes. A análise dos resultados identificou várias competências importantes aos gerentes de organizações do varejo. As principais são: estabelecimento de metas e objetivos, desenvolvimento dos colaboradores e trabalho produtivo.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em outra Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação da Revista Global Manager ;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Serão aceitos artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, italiana, espanhola.
5- Os autores do artigo, cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.