COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA REDE DO COMÉRCIO VAREJISTA

  • José Larri de Freitas Pinto
  • Alexandre de Oliveira Pereira
  • Ana Júlia Teixeira Senna
  • Ricardo Ribeiro Alves
Palavras-chave: Competências gerenciais. Gestores. Varejo. Eficácia

Resumo

Este trabalho foi construído em torno do Quadro de Valores Competitivos de Quinn et al. (2003), sua estrutura abrangente e complexa para avaliar o líder gerencial reflete o mundo atual onde o gerente precisa demonstrar todos os seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes para o efetivo exercício das funções de gestão. O estudo teve por objetivo identificar as competências gerenciais mais importantes na percepção de gerentes de uma organização de varejo atuante nos três estados da região Sul do Brasil. A pesquisa foi classificada como descritiva e a amostra foi composta por 35 respondentes. A análise dos resultados identificou várias competências importantes aos gerentes de organizações do varejo. As principais são: estabelecimento de metas e objetivos, desenvolvimento dos colaboradores e trabalho produtivo. 

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Pereira
Mil
Publicado
2014-12-01
Seção
Artigos