CONTRIBUIÇÕES DO HÁBITO DE LEITURA NA PRÁTICA DA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO ENSINO SUPERIOR

  • Ana Virgínia Alberici Giordani Bertolini Universidade de Caxias do Sul
  • Deise Taiana Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul
  • Márcia Almeida Chiappin Universidade de Caxias do Sul
  • Vianei Roberto Mayolo Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Artigos Científicos. Ensino.

Resumo

Para que uma comunicação escrita seja eficiente, o hábito da leitura deve ser uma constante na vida escolar de alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. Ao considerarem-se as dificuldades de interpretação e redação que ainda persistem em alunos até mesmo dos cursos de pós-graduação, buscou-se uma amostra para estudar como acontece o processo de publicação de artigos científicos, feitos por alunos, em uma Instituição de Ensino Superior de Caxias do Sul. Através de entrevistas com professores orientadores de alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Serra Gaúcha, que tiveram seus artigos publicados no Anais de Iniciação Científica do curso de Ciências Contábeis, buscou-se descobrir as dificuldades encontradas na produção e orientação desses artigos científicos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com estes professores. Os resultados sugerem que, apesar do esforço da Instituição em inserir o aluno no meio acadêmico, a qualidade dos trabalhos reflete uma lacuna proveniente da educação básica.

Biografia do Autor

Deise Taiana Ávila Dias, Universidade de Caxias do Sul
Administração, Empreendedorismo e Marketing.
Publicado
2015-09-22