O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Aletéia de Moura Carpes Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Flávia Scherer Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A exploração do mercado mundial por meio da internacionalização expande o escopo de transações das empresas e oportuniza a captação de benefícios inacessíveis quando visualizado apenas o âmbito nacional. Dessa forma, a fim de ampliar o conhecimento sobre a produção científica relacionada à internacionalização, este estudo teve como objetivo analisar as publicações vinculadas ao tema nos eventos e periódicos da Associação de Programas de Pós Graduação em Administração (ANPAD), no período de 1997 a 2010. Para tanto, utilizando como palavra-chave internacionalização buscou-se os artigos relacionados a este termo, resultando em cento e vinte e dois (122) artigos, sendo cento e cinco (105) vinculados aos eventos e dezessete (17) a periódicos. Constatou-se que as publicações ocorreram em maior número a partir de 2006, estando relacionadas aos eventos EnANPAD, EnEO, 3Es, EMA e Simpósio e aos periódicos RAC e BAR. Os artigos possuem no máximo seis (6) autores, sendo que a maioria das publicações tem entre dois (2) a três (3) autores. As instituições que mais se destacaram foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os artigos analisados são em sua maioria empíricos, predominando a abordagem qualitativa, natureza exploratória, métodos qualitativos, e estão relacionados principalmente ao setor privado. Os resultados desta pesquisa contribuem para a construção do conhecimento científico sobre internacionalização, uma vez que demonstrou as principais características e tendências com relação às publicações acadêmicas sobre o assunto no Brasil.

Biografia do Autor

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas, Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria
Aletéia de Moura Carpes, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria
Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria
Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria
Flávia Scherer, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria
Publicado
2013-08-27
Seção
Artigos