VISÃO BASEADA EM RECURSOS E LEGITIMIDADE DOS STAKEHOLDERS (CLIENTES) DO SEGMENTO SUPERMERCADISTA DE BLUMENAU-SC-BRASIL

  • Michael Samir Dalfovo Instituto Blumenauense de Ensino Superior
  • Mirian Magnus Machado
  • Andressa Gonçalves
  • Taiane Izabel Labes
Palavras-chave: Visão baseada em Recursos. Legitimidade. Stakeholders

Resumo

A Visão Baseada em Recursos (RBV) uma combinação de fatores que analisam o ambiente interno da organização, o que ela exerce bem, o meio competitivo em que está inserida, seus concorrentes e o que o mercado está exigindo. O estudo possui como objetivo analisar a Visão Baseada em Recursos na percepção dos gestores dos maiores supermercados de Blumenau SC e caracterizar os fatores que compõe a legitimidade dos Stakeholders. Foi realizada uma pesquisa com oito gestores dos grandes supermercados de Blumenau e com quatrocentos Stakeholders (clientes). A pesquisa caracteriza-se como descritiva e abordagem quantitativa. A análise dos dados em RBV, ocorreu com os oito gestores de supermercados de Blumenau. Foram utilizadas técnicas de análise descritivas como: média, desvio-padrão e correlação de Pearson. Para a Legitimidade dos Stakeholders considerou-se Média e Desvio Padrão, a Análise Fatorial Confirmatória de uma única Dimensão de onze fatores. Os resultados encontrados demonstram que houve dois recursos que mais se destacaram na dimensão Visão Baseada em Recursos com médias de 6,88. Na dimensão Legitimidade dos Stakeholders a maior carga fatorial encontrada de 82%. Foram encontradas várias correlações significativas na dimensão Visão Baseada em Recursos.

Publicado
2018-07-15