ANÁLISE E MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA PRESTADORA DE SERVIÇO AO SETOR FERROVIÁRIO

  • Guilherme Foletto Mora FSG
  • Janaina Marchi
  • Tatiane Horbe
  • Andressa Henning Silva
  • Gilnei Luiz de Moura

Resumo

Com a privatização do transporte ferroviário e a concessão das linhas à empresas privadas, surgiu um novo mercado para novas empresas prestadora de serviços. A empresa analisada neste estudo, é uma empresa prestadora de serviço no setor ferroviário no Rio Grande do Sul, especializada na manutenção de Via Permanente, abrangendo todos os serviços existentes nesse setor. O presente trabalho tem como objetivo o mapeamento dos processos relativos aos serviços oferecidos pela empresa, visando criar um modelo a ser seguido a fim de padronizá-los. Esta pesquisa classifica-se como descritiva respaldada pela análise qualitativa dos dados. Primeiramente, foi necessário o levantamento bibliográfico para conhecimento dos conceitos e aplicações do Mapeamento de Processos. Para levantamento dos procedimentos na realização do serviço foram realizadas entrevistas não estruturadas e conversas informais com os engenheiros da empresa e observação do trabalho no setor de produção. Nos resultados, apresentam-se a descrição da empresa, o mapeamento dos processos, e sugestões de melhorias.
Publicado
2017-06-29