FUTEBOL COMO NEGÓCIO: UM DIAGNÓSTICO DA ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA DE EMPRESAS PATROCINADORAS DO FUTEBOL GAÚCHO

Ariani Pereira Brittes, Deise Graziele Dickel, Gilnei Luiz de Moura

Resumo


Futebol é um tema muito instigante, pois mexe com paixão e estratégia, o que torna sua pesquisa muito mais interessante. Sendo o esporte mais representativo do Brasil, os investimentos em patrocínio nesse setor têm crescido, tornando fundamental o entendimento das relações que permeiam essa prática. A exposição da marca, o valor que é agregado a esta, a associação da marca com o time, a admiração e a melhoria da imagem são variáveis que influenciam o fenômeno. A pesquisa foi realizada entre as empresas patrocinadoras dos times da série A do Campeonato Gaúcho através de um diagnóstico estruturado. A análise das respostas evidenciou a necessidade, por parte das empresas, de melhorar e qualificar os investimentos em relação a sua receita bruta.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.