ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE VALOR DE MERCADO E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS.

Georgia Saiani Mendes, David Ferreira Lopes Santos

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação do desempenho econômico-financeiro com o valor de mercado de empresas brasileiras dos setores não financeiros, com dados retirados da BM&FBOVESPA no período de 2009 a 2013. Foi formulada uma base de dados anuais com informações de 175 empresas, a partir do Sistema Economática e submetida à análise de regressão com dados em painel. Em função das características dos dados e com o suporte teórico, construiu-se um modelo exploratório de análise que permitisse o entendimento da influência do desempenho econômico e financeiro no valor de mercado das empresas. Observou-se que a variável de desempenho ROI exerce influência positiva e significativa na criação de valor de mercado e, por outro lado, a variável WACC exerce influência negativa e significativa na criação de valor de mercado, já a Margem Líquida exerce influência negativa e quase nula no valor de mercado. Diante disso, foi possível observar nos limites das restrições do modelo que estas variáveis confirmam a expectativa teórica que o valor de mercado da empresa depende dos fundamentos financeiros e econômicos das firmas.

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