BALANCED SCORECARD: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

  • Fábio Roque Scheffel UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Adriano Sérgio da Cunha IES - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
  • Mauricio Andrade de Lima UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta muito difundida na gestão das organizações, porém podem ocorrer alguns problemas na sua execução ocasionados pela falta de alinhamento dos objetivos estratégicos com as ações operacionais e pela falta de acompanhamento do processo. Em razão disso, este artigo visa apresentar estes problemas e as ações necessárias para a execução do planejamento estratégico. Este artigo adotou como metodologia a pesquisa aplicada. Apresenta uma proposta de utilização do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta na implantação do planejamento estratégico do Instituto São José (ISJ). Como conclusão, foi possível observar que existem condições para a aplicação do BSC em planos já construídos na metodologia tradicional, pois as estratégias que a organização pretende são únicas e o que se diferencia é a forma de execução, acompanhamento e controle.

Biografia do Autor

Fábio Roque Scheffel, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Administração (UFSC), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC), Especialização em Gestão de Organizações da Saúde (UFSC), Especialização em Gestão do Mercado de Energia Elétrica (UNIVALI), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração UNISUL.

Adriano Sérgio da Cunha, IES - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
Bacharel em Contabilidade (UFSC), Bacharel em Administração (UNISUL) Especialista em Planejamento Tributário (FEPESE/UFSC), Especialista em Engenharia de Produção (UFSC). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração UNISUL.
Mauricio Andrade de Lima, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Bacharel em Ciências Econômicas (UFSC), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração UNISUL.
Publicado
2013-08-27
Seção
Artigos