POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DUBLAUTO GAÚCHA

Carla Rossi Castilho, Paloma de Mattos Fagundes, Gabriela da Silva Schröer, Jaqueline Leopoldo Rebelo Barbosa

Resumo


Para fazer-se inserir no cenário de competitividade mundial, o Brasil depara-se num crescente amadurecimento de políticas e ações voltadas ao adiantamento tecnológico e à inovação como ferramenta de competitividade e progresso nacional. Numa análise da atual política brasileira de fomento à inovação, este trabalho visa analisar a importância das políticas públicas de incentivo ao aumento da competitividade de pequenas e médias empresas brasileiras a partir do estudo de caso da empresa Dublauto Gaúcha. Para isso realizou uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Foram realizados entrevista com um dos diretores e questionários on-line com os dois diretores da empresa para informações complementares. No contexto de inovação analisado, verificou-se que as políticas públicas de fomento à inovação tiveram papel fundamental no posicionamento no mercado como empresa inovadora, aliadas à capacidade empreendedora de sua equipe diretiva que implantou a gestão de inovação em diversas ações estratégicas. Por fim, sugerem-se ações para a comercialização dos produtos inovadores, como a participação de profissionais e pesquisadores de marketing dentro das equipes dos projetos e a criação de um banco de dados integrado sobre inovações provenientes de projetos contemplados no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para serem devidamente direcionados às compras públicas.


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