A RELAÇÃO ENTRE EMPREENDEDORISMO E MARKETING COM FOCO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

  • Ethiani Martins Esgorla FSG
  • Naira Cansi Ramos FSG
  • Eliana Andréa Severo UCS
  • Julio Cesar Ferrro de Guimarães Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Resumo

O mercado globalizado e competitivo está exigindo das empresas uma postura cada vez mais estratégica. Prestação de serviços é um segmento em ascensão que oportuniza diversidade, agilidade com valor agregado ao produto ou negócio para empresas, porém é de grande importância que esteja atenta as necessidades e demanda do mercado e Marketing que visa a satisfazer as necessidades e desejos do cliente ou consumidor e também de criar relacionamentos lucrativos e de longo prazo com clientes selecionados. O objetivo do estudo consiste em realiza uma revisão bibliográfica referente ao empreendedorismo, a prestação de serviço e ao marketing, visando aprimorar o entendimento das áreas entre si, e verificar como elas atuam interligadas no desenvolvimento de um novo negócio. A metodologia utilizada tratou-se de pesquisa qualitativa exploratória,com intuito de aprimorar o conhecimento entre as áreas relacionadas. A partir dessa pesquisa bibliográfica foi possível concluir que para as empresas prestadoras de serviço se manterem no mercado precisam ter uma visão sistêmica e inovadora, com boa visão de mercado e das tendências, com a finalidade de satisfazer o desejo dos clientes.

Biografia do Autor

Ethiani Martins Esgorla, FSG
Naira Cansi Ramos, FSG
Eliana Andréa Severo, UCS
Julio Cesar Ferrro de Guimarães, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004). Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2011). Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG (2009). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1999). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - FTSG e da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Com experiência na área de Administração e Engenharia de Produção.
Publicado
2013-08-27
Seção
Artigos