INOVAÇÃO DE PROCESSOS EM SERVIÇOS: IMPLANTAÇÃO DE UM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP) EM UM CENTRO DE SAÚDE DA SERRA GAÚCHA
Resumo
A inovação de processos em serviços, por meio do programa Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), leva à melhoria na organização e agilidade dos serviços, resultando no aumento da qualidade dos serviços prestados ao paciente. Ainda, mudanças nos processos de serviços geram benefícios como a redução de custos e a padronização do atendimento. Entretanto, a falta de conhecimento sobre tecnologia pode causar resistência de profissionais mais velhos, pois precisam se adaptar à inovação. Nesse sentido, o artigo objetivou analisar o impacto da inovação de processo no serviço com o uso do programa PEP, bem como os benefícios e as dificuldades na sua implantação. A pesquisa possui abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas individuais em profundidade, com base em questionário semiestruturado, com oito funcionários que trabalham na Secretaria da Saúde de Flores da Cunha, no Estado do Rio Grande do Sul. Através das entrevistas, identificou-se benefícios como a obtenção de todos os dados do paciente em um único programa, redução de custo com medicação e exames, ter o perfil epidemiológico e legibilidade para evitar erros em diagnósticos e prescrições de medicamentos. Dentre as dificuldades enfrentadas, foi relatado o aumento do tempo de atendimento ao paciente, dificuldade dos profissionais mais velhos em trabalharem com computador, problemas com o sistema de informação e quedas da internet.
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