INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UTILIZANDO A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

  • Daniela Pedroso Da Luz
  • Rosani Elisabete Graebin
  • Juliana Matte
  • Janine Bertelli
  • Eric Charles Henri Dorion

Resumo

A inovação pedagógica aliada a utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem tornou-se uma possibilidade real de ultrapassar os métodos convencionais de ensinar. Percebe-se a necessidade de se estabelecer uma relação entre a inovação pedagógica e a tecnologia, com a intenção de promover uma contribuição significativa para o ensino-aprendizagem dentro das instituições educativas. Considerando a inovação tecnológica como uma possibilidade de “quebra” de paradigma, tanto social quanto tecnológico, entre alunos e docentes, o objetivo deste estudo foi compreender qual a percepção dos professores sobre o uso da tecnologia nas práticas docentes. De natureza qualitativa descritiva, esse artigo assume o caráter de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, aplicado a professores na instituição onde atuam. Concluiu-se que o uso da tecnologia em sala de aula torna-se aliada da inovação pedagógica acrescentando as práticas docentes maiores possibilidades de concretização do processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2018-11-25