USO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DA REDE APROCCIMA

  • Jose Edson Azevedo da Silva
  • Daniela Gasperin
  • Paula Patrícia Ganzer
  • Cassiane Chais
  • Juliana Matte
  • Pelayo Munhoz Olea

Resumo

A inovação, em diversos setores da atividade econômica, surge como resposta à melhoria de desempenho competitivo das organizações. A pesquisa teve por objetivo analisar o uso do conhecimento como vantagem competitiva na rede APROCCIMA. Como metodologia a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e como estratégia de pesquisa a pesquisa qualitativa genérica, como procedimento técnico de análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os 25 produtores da rede. Os resultados mostraram que a inovação é vista como um curso de mudança, onde os processos são significativamente melhorados, gerando vantagem competitiva, na utilização do conhecimento.

Publicado
2018-11-25