FATORES DETERMINANTES NA COMPRA DE ROUPAS FEMININAS COM MARCAS PRÓPRIAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

  • Deise Taiana de Ávila Dias Faculdade da Serra Gaúcha
  • Daniele Nespolo Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan
Palavras-chave: Fatores determinantes, roupas femininas, perfil das consumidoras, composto de marketing

Resumo

Este estudo abordou os fatores determinantes na compra de roupas femininas, com marca própria na cidade de Caxias do Sul, também identificou-se o perfil das consumidoras, e diante ao composto de marketing, os 4Ps propostos por Kotler, pretendeu-se identificar como eles são ordenados segundo o ponto de vista destas consumidoras. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, tendo objetivo exploratório e lançando mão dos procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. O questionário foi desenvolvido com a utilização de uma escala baseada na Escala de Likert. Na análise e interpretação dos dados, aplicou-se a estatística descritiva: frequência relativa, média aritmética simples, desvio padrão e coeficiente de variação. Com relação ao perfil das consumidoras foi possível afirmar que são pessoas com idades entre 20 e 30 anos, solteiras e com Ensino Médio completo. Elas comprovam sua independência financeira por meio de renda própria, apresentando renda familiar entre R$ 1.400,00 e R$ 4.200,00. Aponta-se que a remuneração própria representa 30% na renda familiar. Costumando efetuar suas compras em grifes uma vez por mês. Com a finalidade de investigar a ordenação dos 4Ps, percebeu-se que o “P” de preço, que aborda se o preço é o principal elemento no momento da concretização da compra, é o que obteve a menor média (4,363). O “P” de promoção, em especial que menciona ser o atendimento do vendedor fundamental para finalizar a compra, foi o que obteve a maior média (5,339).

 

Publicado
2013-09-12
Seção
Artigos