APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE CANÇÕES E POEMAS

  • Jober Keitel FACCAT

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar o quão importante é propor o uso de canções e poemas nas aulas de língua espanhola, sobretudo nas Séries Finais e Ensino Médio. Para tal, observaram-se as atuais propostas educacionais nesse âmbito. Buscou-se interagir poesia e música, pois esta, de forma geral, está mais próxima aos estudantes brasileiros devido a inúmeros motivos, é necessário conscientizar acerca da cultura popular. Dessa forma são apresentadas reflexões acerca do estágio supervisionado durante o Curso de Letras – Espanhol da Universidade de Pelotas realizado no Ensino Fundamental (9° ano). Parte-se do pressuposto de que ao trabalhar com letras de canções e poemas se tenha uma ótica que faça a intermediação entre letra de canção e texto poético no ensino aprendizagem, já que canções e poemas são instrumentos didáticos que podem trazer conscientização na aprendizagem da língua espanhola. O processo de ensino-aprendizagem pode ser promovido através da canção e do poema, haja vista eles podem permitir ao aluno ler, interpretar e compreender essa linguagem.

Publicado
2019-09-19