CONSUMO CONSCIENTE: Uma alternativa para o Desenvolvimento Sustentável

  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul
  • Claralucia Prates Machado Universidade de Caxias do Sul
  • Alexandra Mazochi Scopel Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Consumo Consciente. Marketing verde. Governo. Empresas. Sociedade

Resumo

A utilização desenfreada dos recursos naturais disponíveis está fazendo com que alguns destes recursos se tornem escassos em pouco tempo. Sabendo que sem eles a humanidade pode não existir o ser humano começa a se preocupar com a sua preservação. Dessa forma essa pesquisa buscou identificar quais são os atores que podem auxiliar na tarefa de tornar o consumo um ato consciente e responsável e quais são as estratégias que governo, organizações e sociedade necessitam realizar para que o ser humano possa alcançar a geração do desenvolvimento sustentável, bem como qual o papel do marketing nesta seara. Para tanto foi realizado um estudo bibliográfico utilizando livros, periódicos clássicos e da atualidade, bem como a análise de evidências. Os achados deram conta que a partir de ações definidas, cada elo deve fazer sua parte e assim, atuando coletivamente contra o consumo descontrolado, utilizando a educação ambiental principalmente com crianças e jovens, talvez as futuras gerações possam compreender o quanto o consumo consciente acarreta um desenvolvimento sustentável do planeta.

Biografia do Autor

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul
Mestranda em Administração.Especialista em Gestão Secretarial. Graduada em Secretariado Executivo. 
Claralucia Prates Machado, Universidade de Caxias do Sul
Mestranda em Administração pela  Universidade de Caxias do Sul - UCS. Especialista em Ciência do Consumo pela ESPM Sul. Especialista em Marketing de Varejo e Gestão de Produtos e Marcas pela FGV.
Alexandra Mazochi Scopel, Universidade de Caxias do Sul
Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Caxias do Sul. 
Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor e Pesquisador pela Universidade de Caxias do Sul. 
Publicado
2013-12-16
Seção
Artigos