FATORES DETERMINANTES DO INTERESSE EM QUESTÕES AMBIENTAIS ENTRE CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z

  • Alipio Ramos Veiga Neto UNP
  • Jonilson Carvalho de Oliveira Junior UnP
  • Heitor Cesar Costa de Oliveira UnP
  • Hilderline Câmara de Oliveira UnP
  • Cesar Ricardo Maia de Vasconcelos UnP
Palavras-chave: Meio ambiente. Estratégias ambientais. Marketing verde

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar os fatores determinantes do interesse em questões ambientais entre consumidores da geração “Z”. Estratégias de marketing ambiental têm sido aplicadas para promover vantagem competitiva em um mercado preocupado com questões ambientais. Conhecer como se comportam os consumidores que estarão em cena nas próximas décadas pode auxiliar empresas a antecipar-se adequando-se às necessidades de um público favorável às questões ambientais. Utilizando instrumento com 67 variáveis selecionadas da literatura investigou-se 342 adolescentes selecionados por conveniência de acesso. Utilizando análise fatorial exploratória foram encontrados 10 fatores que determinam o comportamento desses indivíduos: Consciência das consequências para o ambiente; Valores pessoais; Consumo ecologicamente consciente; Responsabilidade ambiental das organizações; Decisão de compra influenciada por questões ambientais; Ações pessoais pró-ambiente; Preocupação com o lixo e reciclagem; Mudança no comportamento pessoal pró-ambiente; Credulidade na publicidade verde e Questões ambientais como diferencial estratégico.

Publicado
2014-05-08
Seção
Artigos