O TORCEDOR NO PAPEL DE CONSUMIDOR: OS FATORES INFLUENCIADORES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS DA DUPLA GRE-NAL

  • Jéssica Sozo Oliveira FACULDADE DA SERRA GAÚCHA
  • Flávia Camargo Bernardi FSG
Palavras-chave: Marketing Esportivo. Comportamento do Consumidor. Motivação. Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Sport Club Internacional.

Resumo

Este artigo analisa os fatores influenciadores no comportamento dos torcedores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, a dupla Gre-Nal, ao comprarem produtos que levam a marca dos clubes, sendo este o problema de pesquisa que embasa o atual estudo. Sobre a classificação da pesquisa, em primeiro momento é definida por natureza exploratória, com abordagem qualitativa, ao qual foram realizadas entrevistas em profundidade com torcedores dos clubes, definidos por meio da amostragem por julgamento, sendo o método de análise de dados caracterizado pela análise de conteúdo. A segunda etapa da pesquisa é definida por sua natureza descritiva, tendo os dados coletados por meio de questionários fechados, aplicados à amostragem por conveniência, com instrumento de análise de dados a estatística descritiva. Os resultados obtidos evidenciam que há uma série de fatores que proporcionam a motivação aos torcedores dos clubes mencionados, sendo que os principais apresentam relação emocional e afetiva por parte do consumidor, como o amor do torcedor pelo time de futebol, a intenção de demonstrar a paixão e orgulho pelo clube às outras pessoas, bem como a qualidade e design desses produtos. Portanto, este estudo indica que os principais fatores motivadores considerados na tomada de decisão de compra desses torcedores estão relacionados com o consumo por emoção.

Biografia do Autor

Jéssica Sozo Oliveira, FACULDADE DA SERRA GAÚCHA
Bacharel em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
Flávia Camargo Bernardi, FSG
Publicado
2015-02-27