A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA SERRA GAÚCHA PARA A FORMAÇÃO TEÓRICA E PROFISSIONAL DO ACADÊMICO EM FASE DE CONCLUSÃO DE CURSO

Caroline Hofmann, Evandro José Krewer

Resumo


Presentemente, o ensino de Administração passa por questionamentos. A dúvida é se as Instituições de Ensino Superior (IES) estão tornando a educação em Administração apenas um negócio bastante lucrativo ou se estão formando profissionais capazes de tomar decisões, resolver problemas e atuar de maneira pró-ativa em favor do interesse real das organizações e da sociedade. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo identificar a contribuição do curso de Administração de uma determinada IES para a formação teórica e profissional dos seus acadêmicos em fase de conclusão de curso. Os principais temas utilizados para fundamentar a pesquisa são: a questão da formação do profissional em Administração e a identificação do perfil do administrador. Além disso, este estudo traz o conhecimento das principais leis brasileiras que regem o curso de Administração e, por fim, apresenta-se a análise SWOT. Os principais autores citados são: Nicolini (2003), Giroletti (2005), Pfeffer e Fong (2003) e Aktouf (2005), tendo como fonte de apoio o Conselho Federal de Administração (CFA). Em termos metodológicos, utilizou-se a pesquisa descritiva e o estudo de caso. São aplicadas as abordagens qualitativas e quantitativas, sendo que a população analisada são os acadêmicos do curso de Administração da IES em fase de conclusão de curso no ano de 2015. Dentre os resultados foi detectado que a principal contribuição do curso de Administração da IES foi o desenvolvimento das habilidades de comunicação e a superação da timidez dos acadêmicos, bem como se percebeu que os acadêmicos estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho devido às suas vivências profissionais, visto que prevalece o ensino das teorias no curso de Administração.


Palavras-chave


Ensino; Administração; Formação Profissional

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