ANÁLISE DA VIABILIDADE MERCADOLÓGICA DA TINTA QUE MUDA DE COR CONFORME A TEMPERATURA EM CAXIAS DO SUL

Angélica Renata Bortolosso, Fabio Teodoro Tolfo Ribas, Antor Beltrame

Resumo


A indústria química é notória fonte de inovações, o que pode ser observado no mercado de tintas, que dispõe de uma infinidade de cores e composições para os mais diversos usos, possibilitando aos consumidores diversos meios para proteger e decorar as superfícies conforme seu gosto. Nesse contexto o trabalho propõe uma ideia inovadora, a tinta que muda de cor conforme a temperatura. Dessa forma, o tema do estudo está relacionado à viabilidade mercadológica da ideia, e o problema que norteou o estudo foi qual é a viabilidade mercadológica da tinta que muda de cor conforme a temperatura? Nesse sentido, o objetivo foi avaliar a viabilidade mercadológica da tinta, em Caxias do Sul. Para tanto, a base teórica do estudo considerou, principalmente os conceitos de marketing, mix de marketing e comportamento do consumidor. A pesquisa realizada caracteriza-se pela aplicação do procedimento de estudo de caso desenvolvido em duas etapas. Na primeira foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta utilizado é um roteiro semiestruturado, buscando-se evidenciar as percepções dos consumidores pessoa jurídica. Na segunda, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, cujo instrumento de coleta utilizado é um questionário, aplicado aos 600 clientes pessoa física. Por meio desse processo foi possível identificar que tanto os consumidores pessoa jurídica, quanto os pessoa física possuem interesse na aquisição da tinta que muda de cor conforme a temperatura, o que indica a viabilidade mercadológica da tinta na região analisada.


Palavras-chave


Marketing; Mix de Marketing; Pesquisa de Mercado; Viabilidade Mercadológica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.