PROSPECÇÃO DO MERCADO FINLANDÊS PARA VINHOS PRODUZIDOS NA SERRA GAÚCHA

  • Fabiane Girardi Andreis
  • Paulo Raimundo Martiningui
Palavras-chave: Abertura de mercado. Vinho. Serra Gaúcha. Finlândia

Resumo

A economia mundial apresenta as fronteiras entre os países como limites praticamente imperceptíveis para o seu relacionamento e suas negociações. Nesse cenário globalizado, as empresas precisam ser competitivas o suficiente para sobreviver e prosperar, e a procura por novos mercados fora do país torna-se imprescindível. A partir disso, é possível identificar alternativas que proporcionem uma maior inserção dos vinhos brasileiros no mercado internacional. Neste estudo, com a intenção de ampliar um mercado-alvo promissor, é proposto o seguinte problema de pesquisa: o mercado finlandês de vinhos oferece oportunidades aos vinhos produzidos na Serra Gaúcha? Com o objetivo de prospectar o mercado finlandês, para verificar essa possibilidade, o presente estudo busca: analisar o mercado finlandês de vinhos, buscando detectar oportunidades de ampliar a participação no país; identificar possíveis importadores; identificar o cenário atual do mercado doméstico de vinhos; identificar a atuação do Brasil e da Serra Gaúcha no mercado vitivinícola mundial. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, por meio de pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com coleta de dados secundários, que foram fundamentais para a realização do estudo proposto. Os resultados obtidos mostram que a Finlândia apresenta-se como um mercado potencial para a exploração por parte das vinícolas da Serra Gaúcha.