PESQUISA DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM MARKETPLACE NO SETOR ALIMENTÍCIO NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL/RS

  • Débora Andreola Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Maiquel José Ferreira
  • Evandro José Krewer

Resumo

O crescimento da internet ao longo dos últimos anos vem transformando o comportamento das pessoas. A comodidade de comprar sem a necessidade de sair de casa está motivando as pessoas a buscar essa nova tendência de consumo. Vivemos em uma época transitória, onde muitas pessoas estão aderindo ao mundo virtual. Percebe- se, neste segmento de mercado, uma oportunidade de negócios ainda não explorada na região. Com base nisso, o objetivo geral desse estudo está relacionado a viabilidade da implantação de um marketplace no setor de alimento na cidade de Caxias do Sul/RS. Para conduzir o desenvolvimento desse estudo foi estabelecido o seguinte problema de pesquisa: Qual é a aceitação dos estudantes do Centro Universitário FSG para compras online em mercados/hipermercados? Assim, determinaram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o interesse do e-marketplace de alimentos com os estudantes do Centro Universitário FSG na cidade de Caxias do Sul/RS; verificar o valor que os estudantes estariam dispostos a pagar a mais pelo serviço; analisar a disposição dos mercados em estabelecer uma parceria e verificar qual a margem de valor que estariam dispostos a despender para viabilizar o negócio. Para isso foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva com a aplicação de questionários de abordagem qualitativa para os mercados e quantitativa para os estudantes. Ao final foi possível verificar que, nesse momento, não é viável a implantação de um marketplace no setor alimentício na cidade de Caxias do Sul, pois não há aceitação por parte dos mercados, mesmo havendo demanda por parte do público pesquisado.
Publicado
2018-08-09