A RETENÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA GERAÇÃO Y: COM BASE NOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE NEGÓCIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA

  • Juliana Almeida Brugali Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Evandro José Krewer

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar quais os fatores que influenciam a permanência dos profissionais da geração Y nas empresas onde trabalham e suas expectativas em relação às organizações, com base nos acadêmicos do Centro de Negócios do Centro Universitário da Serra Gaúcha. Os principais conteúdos abordados para fundamentar o estudo, descrevem as características da geração Y, citando a opinião dos seguintes autores: Oliveira (2012), Lipkin e Perrymore (2010) e Lancaster e Stillman (2011). Posteriormente, explora-se as principais estratégias utilizadas pela área de recursos humanos, afim de reter estes profissionais. Referente à metodologia, utilizou-se da pesquisa de caráter exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. Deste modo, aplicou-se um questionário com perguntas abertas e questionário com perguntas fechadas, já a análise foi de conteúdo e estatística. Por meio dos dados analisados, os principais resultados demostram o quanto as empresas estão preocupadas com o bem-estar e satisfação dos funcionários. Em contrapartida os profissionais estão insatisfeitos com a falta planejamento de cargos e salários, desconhecem o plano de carreira das empresas que atuam, e embora se considerem preparados, não identificam como obter crescimento profissional nessas organizações.
Publicado
2018-08-09