OS IMPACTOS DO ENDOMARKETING, EM UMA EMPRESA DO RAMO DE SERVIÇOS – UM ESTUDO DE CASO SOBRE O VAREJO

Deise Damin Bernardi, Juliana Reis, Karen Menger da Silva Guerreiro

Resumo


O marketing interno surgiu nas empresas pela necessidade de melhoria da qualidade dos serviços prestados, o que está relacionado diretamente à satisfação, atitude e comportamentos dos funcionários. Através de ferramentas que compõem este subsistema, é possível medir a satisfação dos funcionários, bem como criar estratégias para melhoria do clima organizacional e neste aspecto, o funcionário precisa se sentir motivado e valorizado. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa com funcionários de uma empresa do ramo de prestação de serviços do varejo com o objetivo de identificar qual o impacto causado pelo uso do endomarketing com relação as necessidades motivacionais. Com o uso da triangulação de dados, foi possível fazer uma análise coerente e estatística com o uso de mais de uma técnica de coleta de dados. Foi possível, por meio deste trabalho identificar possíveis melhorias a serem aplicadas dentro do contexto de endomarketing da empresa estudada para a promoção da satisfação do público interno que reflete diretamente nos resultados estratégicos da organização.

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