SABOR, QUALIDADE, ATENDIMENTO OU AMBIENTE. QUAIS OS FATORES DETERMINANTES PARA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM DOIS RESTAURANTES DE CAXIAS DO SUL – RS E FLORIANÓPLIS - SC?

Leonardo Tomazoni de Souza, Karen Menger da Silva Guerreiro

Resumo


Com cenários econômicos diferentes entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a gestão de empresas de alimentação com sedes nos dois estados quer medir, alinhar e avaliar o padrão de atendimento, a qualidade na alimentação, a gestão de custos e entender o que o público de restaurantes busca na hora de escolher o local para realizar suas refeições.
Como medir a satisfação de clientes em cada estado, o que o público de cada cidade busca na hora de escolher sua alimentação e o que preferem? Qualidade, ambiente e experiência gastronômica. Realizar campanhas de marketing objetivas, saber a expectativa e o comportamento dos clientes em diferentes cidades e estados, analisar o mercado e medir a qualidade dos serviços para cativar novos e fidelizar o maior número de clientes possíveis para a sustentabilidade do negócio tornam o objetivo deste trabalho.


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