UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA COM FOCO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Gisiane Aparecida de Jesus Gonçalves, Jenifer de Oliveira, Rafael de Lucena Perini

Resumo


O ensino superior é de extrema importância para o desenvolvimento de um país. Acerca disso, as instituições de ensino superior são as principais responsáveis por formar profissionais que irão gerir empresas e utilizar de recursos apreendidos e desenvolvidos ao longo da graduação. Assim sendo, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a qualidade do curso de administração (presencial) do Centro Universitário da Serra Gaúcha (Caxias do Sul/RS), com foco na percepção dos alunos. Para tanto, foi utilizada uma adaptação da escala SERVQUAL, a qual mediu percepções e, por meio deste, será apresentado os principais resultados da pesquisa. Dentro desse contexto, foram aplicados duzentos e setenta questionários, os quais mediram as expectativas e desempenho em cinco dimensões: confiabilidade, tangibilidade, competência/eficiência, acessibilidade/disponibilidade e receptividade/empatia. A aplicação foi realizada para alunos entrantes e concluintes. Além disso, serão apresentadas as comparações das respostas entre os dois grupos e, a partir dos principais resultados, serão descritas algumas sugestões para que a instituição possa vir a suprir as expectativas dos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.