ESTRATÉGIAS DE TRADE MARKETING: O CASO DOS BISCOITOS ORQUÍDEA

  • Suélen Colombo Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Rafael de Lucena Perini

Resumo

A crescente competitividade entre as indústrias e varejistas tornou necessário encontrar meios de entendimento e interação entre ambas, surgindo o conceito de Trade Marketing para auxiliar a área de marketing e vendas a alcançar a satisfação do consumidor final e do varejista. Nesse contexto, também surge a necessidade de se diferenciar dos concorrentes, e a gestão da marca (branding) é uma das formas para se destacar. Com isso, o estudo buscou analisar de se as estratégias de Trade Marketing contribuem para o branding através do caso dos biscoitos Orquídea. Para tal, foram realizadas entrevistas, em profundidade, com os gestores de vendas e marketing, e um focus group com consumidores da marca. Os resultados mostraram que as estratégias de Trade Marketing no ponto de venda ajudam a estimular a compra e construir a marca na mente dos consumidores, contribuindo para o branding da Orquídea.
Publicado
2018-08-09