PRÁTICAS DE ANÁLISE DE CRÉDITO EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE CAXIAS DO SUL PARA A LIBERAÇÃO DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL
Resumo
As práticas de análise se crédito, podem colaborar para a população que busca a concessão do financiamento habitacional, o estudo tem como objetivo, analisar os diferentes métodos e critérios utilizados para o processo de concessão do crédito imobiliário. Com o intuito de orientar as pessoas a se programar com antecedência, no que se refere ao crédito pessoal, idoneidade e capacidade financeira bem como a escolha da instituição financeira. O estudo procurou fazer comparações entre bancos públicos e privados de Caxias do Sul, para entender as diferenças, no que diz respeito a documentos para a comprovação de renda, garantias, práticas para análise de crédito e relacionamento. O referencial teórico foi exposto da seguinte forma: Sociedades de crédito e Sistema Financeiro Nacional, Sistema Financeiro da Habitação, Conceito de Crédito, Risco e Inadimplência, Idoneidade Financeira e Garantias Hipotecárias. Considerando as Instituições Públicas e Privadas, que são concorrentes, onde cada uma possui uma política diferente, bem como sua análise de relacionamento. O estudo conclui que as práticas de análise de crédito ficam mais criteriosas, na medida em que o setor econômico se encontra, quanto maior a crise estiver maior será a dificuldade para liberação do financiamento habitacional.
1- O Artigo é inédito, não tendo sido publicado em outra Revista do Brasil e/ou do Exterior;
2- Aceito submeter o Artigo às Normas de Publicação da Revista Global Manager Acadêmica;
3- Assumo responsabilidade total e irrestrita pelo texto a ser publicado;
4- Declaro que o artigo foi revisado pelo orientador, o qual é co-autor deste.
5- Os autores do artigo, cedem a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dele decorrentes em conformidade com a legislação vigente. Declaramos que a obra cedida é de nossa exclusiva autoria e que assumimos, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Autorizamos, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site da FSG, na Internet, bem como a reprodução em outras publicações da FSG, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.