RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ASSOCIADA À DECISÃO DO COMPRADOR ORGANIZACIONAL

  • Patrícia Barcelos Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Rafael Perini Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
Palavras-chave: Responsabilidade socioambiental. Decisão de compra. Atributos de compra.

Resumo

No Brasil, tem-se observado o crescente interesse das organizações em assumir uma postura socialmente responsável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, na qual o principal objetivo é verificar se as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela empresa influenciam a decisão do comprador organizacional. A análise busca encontrar pontos comuns entre a fundamentação teórica e os dados resultantes das entrevistas aplicadas. Para fundamentar este estudo foram utilizados conceitos do Instituto Ethos e autores como: Parente (2004), Ashley (2005), Samara (2005), Las Casas (2001), Schiffman; Kanuk (2000) e Kotler; Armstrong (2003). Os resultados da pesquisa revelaram que os entrevistados detêm conhecimento quanto ao tema de responsabilidade socioambiental, consideram que o assunto é relevante e que lhes transmite uma imagem positiva da empresa. Porém, a responsabilidade socioambiental não é considerada pelo comprador o único atributo analisado no momento da compra, ele avalia este quesito juntamente com a qualidade do produto e o preço.